Treinar faz parte da minha vida, é como respirar. Quando não estou a treinar estou a pensar em formas de treinar e a melhor forma de as utilizar. Não que eu seja obcecado, que não sou, mas para mim treinar, pesquisar sobre o assunto e testar essas pesquisas, é para mim uma descoberta constante do meu corpo, da minha mente, e das suas capacidades.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Treino Metabólico ( Parte II )

Treino Metabólico Específico (Glúteos e Pernas)
Começo este conjunto de artigos com uma área específica que, fervorosamente leva milhares de mulheres todos os dias aos ginásios com o intuito de as "tonificar"(o termo tonificar não me agrada, porque tónus aplica-se apenas ao nível de contracção básico de um músculo, e se alguém quer ter uns glúteos fortes e duros não pode treinar só para tonificar).
Em relação ao facto que eu referi das mulheres quererem a todo o custo ter esta área bem desenvolvida e com um aspecto "poderoso", os homens também beneficiam de trabalhar os glúteos e as pernas, coisa que é raro ( é uma das áreas mais fortes do meu corpo, que me permite levantar cargas bem pesadas nos meus treinos, e também ter bom aspecto na praia e no palco, como podem ver pelas fotos de competição ).
Este treino está concebido para trabalhar as áreas referidas como um todo, conseguindo assim um melhor desenvolvimento, fortalecimento e funcionalidade. Ao contrário do que ainda vejo em alguns treinos, onde algumas pessoas "se matam" a trabalhar isoladamente estas áreas.
A sequência está ordenada de forma a realizar o aquecimento, o trabalho mais básico e "pesado" dos grandes grupos musculares referidos, Trabalho localizado com instabilidade, trabalho localizado em máquina específica, tudo na mesma sequência :

A1- Swing com Kettlebell - 20 reps
A2- Peso-morto Romeno - 20 reps
A3- Leg Curl na bola suiça - 10 reps
A4- Leg Curl na máquina - 10 reps

O vídeo da sequência está na minha página do facebook, protagonizado pela minha linda colega e atleta Marta Palhão.

domingo, 12 de junho de 2011

Treino Metabólico

Nos últimos tempos a palavra metabólico tem sido utilizada para "tudo e mais alguma coisa" no que diz respeito a exercicio e alimentação (nutrição).
Os treinos metabólicos são cada vez mais utilizados (eu próprio os utilizo com fartura e coloco os meus atletas mais aguerridos sob o seu efeito devastador, mas eficaz) na preparação física de atletas e indivíduos que necessitam de uma transformação radical nos seus corpos, tanto a nível estético como funcional.
Temos exemplos de alguns actores de séries e filmes actuais, que lhes é exigido para os papéis que interpretam, que estejam não só em excelente forma física para algumas cenas bastante exigentes, mas que tenham também o aspecto estético desejado para a personagem.
O treino metabólico adequado consegue esse efeito, por vezes em pouco tempo ( com a nutrição adequada, é claro).
Um treino metabólico pode ser específico ou generalizado, tendo em conta o objectivo pretendido. Se queremos salientar uma área do corpo ( vários músculos na mesma área, porque só resulta se usarmos vários músculos nesse treino, mesmo que sejam áreas específicas como o peito e os ombros, por exemplo, ou as pernas e os glúteos) utilizamos um treino metabólico específico. Se queremos Diminuir a gordura corporal ( % ) e manter, ou até mesmo aumentar alguma massa muscular, utilizamos um treino metabólico geral, em que se trabalha o corpo todo na mesma sessão.
Os treinos metabólicos são exigentes, por isso devem ser acompanhados e tem que haver uma preparação prévia. Numa pessoa que começa agora a treinar qualquer tipo de exercicio é metabólico.
Posteriormente irei dar exemplos de treinos metabólicos diversos, juntamente com alguns pequenos vídeos. Até breve.
Fernando Cardoso